Por meio de seu Departamento de Ação Cultural, o DeAC, a Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta, durante o mês de outubro, quatro diferentes exposições para sua comunidade.
Paraguassú, da artista Lilo, de 1 a 31/10 no Piso 1: A artista retrata sua paixão e admiração pelo mar através de técnicas diversas, utilizando desde o monocromático às cores vibrantes em harmonia com o mar, demonstrando sua profunda beleza e exuberância de cores e formas. A exposição adota o nome Paraguassú, do Tupi, que significa Mar Grande. Ela perpassa desde a suavidade da aquarela à robustez do preto do carvão, apresentando traços marcantes e delicados que muito se assemelham à personalidade da artista, forte, porém sem perder a leveza e poesia da vida.
O menino e o Folclore, do artista Nicolas, de 1 a 31/10, no Piso 2 - com curadoria de Lilo: Nicolas é apaixonado por arte e experimenta diversos materiais e técnicas, como aquarela, giz pastel oleoso, guache, acrílica, tela, papel e até pintura mural, além de materiais convencionais como o lápis de cor e giz de cera. Ele também se aventura em atividades de artesanato, como bordado e feltro. Explorando seu novo hiperfoco, ele fez uma série de desenhos em giz pastel oleoso sobre o folclore. Sendo autista nível 1 de suporte, ele extravasa na arte sua energia e criatividade, expressando de modo livre o que o fascina. Espera-se que a exposição incentive o pequeno artista Nicolas a continuar criando e explorando sua criatividade, bem como inspirar outras famílias a incentivarem suas crianças no mundo das artes.
Cardboard Toys, do artista Luiz Eduardo, de 1 a 31/10, no Piso 2 - com curadoria de Lilo: Luiz Eduardo é um garoto talentoso e muito criativo. Ele utiliza papelão para fazer seus brinquedos. Inspirado pelo anime One Piece, criou vários brinquedos que representam as akumanomis, frutas que dão poderes no universo criado por Eiichiro Oda. Cada peça criada por ele apresenta uma apurada riqueza de detalhes que demonstram sua aguçada percepção. Além das akumanomis, ele faz outros objetos, também inspirado por animes, como Damon Slayer e outros. Ele também faz desenhos em grafite, lápis de cor e joga videogame. Luiz Eduardo nasceu e reside em Brodowski, terra de Cândido Portinari, e assim como seu conterrâneo, demonstra paixão pela arte e talento. Espera-se que a exposição inspire o artista a seguir criando, assim como incentivar as crianças a exercitarem sua criatividade.
Lugares de Leitura na Cidade de São Carlos, dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, coordenada pela Profa. Luciana Gracioso, de 7 a 31/10, no Piso 2: Trata-se de uma exposição interativa sobre alguns dos principais espaços de acesso à Leitura, à Cultura e à Memória nas cidades de São Carlos e Ibaté. São Carlos é reconhecida por ser um grande polo educacional e tecnológico no Brasil e possui um conjunto diversificado e amplamente acessível de equipamentos públicos voltados para a Leitura, a Cultura e a Memória da cidade, que podem ser visitados e acessados gratuitamente por toda a comunidade. O objetivo desta exposição é justamente aumentar a visibilidade desses espaços em nossa cidade, que nesta exposição denominamos como 'Lugares de Leitura'. Junto à exposição fotográfica, também estão sendo promovidas atividades interativas que podem ser vivenciadas de forma autônoma pelos visitantes.
As exposições da BCo são sempre totalmente gratuitas e podem ser visitadas no horário de atendimento da Biblioteca (de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h).
Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.