Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 24-01-2024 13:00
SAADE lança calendário feminista e antirracista para 2024
Material destaca datas importantes na luta pela igualdade racial (Imagem: Reprodução)
Material destaca datas importantes na luta pela igualdade racial (Imagem: Reprodução)

A Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (CoRE), da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), todos da UFSCar, elaborou e está lançando um calendário temático feminista e antirracista para o ano de 2024.

O Calendário 2024 - Feminista Antirracista homenageia as intelectuais, artistas e ativistas negras e indígenas que lutaram e lutam contra o racismo e em defesa dos direitos humanos. Além de ser uma ferramenta prática para agendar os compromissos diários, o usuário tem acesso a datas importantes na luta pela igualdade racial e de direitos humanos, e também a comemorações da cidade de São Carlos e da UFSCar.

"A ideia de construir o calendário temático 2024 vem de uma necessidade da CoRE-SAADE e do NEAB em dar maior visibilidade e reconhecimento para a história da luta por direitos sociais nos contextos nacional e local. O objetivo é destacar o papel das mulheres, em especial mulheres negras e indígenas, que contribuíram e contribuem na luta contra o racismo, a xenofobia e o machismo", afirma Simone Mestre, Coordenadora de Relações Étnico-Raciais da SAADE.

O material foi elaborado por profissionais da própria CoRE e do NEAB. O levantamento das informações necessárias para sua elaboração foi realizado por meio de conversas com lideranças do movimento negro local e do NEAB, além de contar com consulta a site oficiais, em especial decretos municipais, estaduais e nacionais. "Estão em destaque datas importantes da luta antirracista, feminista e por direitos sociais no contexto nacional. Além disso, destacamos datas importantes para a cidade de São Carlos e para UFSCar, como o aniversário do Grêmio Flor de Maio - espaço histórico do movimento negro local - e o aniversário do NEAB, que este ano completa de 33 anos de existência", aponta Mestre.

Para a Coordenadora, "o calendário é um suporte que visa contribuir para planejamento de ações cotidianas, a partir das temáticas racial, de gênero, de direitos humanos, entre outras datas importantes para o Brasil e para UFSCar. Dessa forma, ele se constitui como um instrumento educativo que visa auxiliar em conexões comunitárias".

O Calendário 2024 - Feminista Antirracista está disponível para download gratuito.