Notícia
João Eduardo Justi
- Publicado em
25-07-2024
15:00
Encontros na UFSCar debatem a curricularização da extensão
Nos dias 30 e 31 de julho, o programa Ação Docente, da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, promove mais uma série de encontros "Diálogos com a Graduação", que visam discutir temas atuais relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, junto a docentes, chefes de departamento e coordenadores de curso.
Essa edição será realizada nos campi em São Carlos e Sorocaba e terá como tema "Curricularização da Extensão: Como fazer?". Durante os debates, com docentes da UFSCar e de outras universidades, os convidados trarão exemplos concretos da inserção curricular da extensão em suas instituições, enquanto os professores da casa irão detalhar a regulamentação da UFSCar, com foco nas possibilidades concretas de inserção curricular da extensão nas diferentes disciplinas.
No Campus São Carlos, a mesa será no dia 30/7, às 14 horas, no Auditório do NAP/CECH e contará com a participação da professora Natália Búrigo Severino, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e da Coordenadoria de Cursos de Extensão da UFSCar, e da professora Ana Maria Santos Gouw, da Unifesp.
Já no Campus Sorocaba, o encontro acontece no dia 31/7, também às 14 horas, no Auditório do CCGT, com a participação do professor Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, e da professora Fernanda Graziella Cardoso, da UFABC.
"A UFSCar ainda irá iniciar o processo de inserção curricular das atividades de extensão universitária nos cursos de graduação e muitos professores estão com dúvidas de que forma podem fazer isso em suas disciplinas. A ideia, portanto, é trazer exemplos concretos de outras instituições, de forma a contribuir com ideias e práticas que já funcionaram em outros lugares", destaca o professor Fernando Galizia, do DAC e da Coordenadoria de Articulação para Formação Docente Universitária da ProGrad e responsável pelo Ação Docente.
Os eventos são abertos ao público interessado, mas voltados especialmente a professores, chefes de departamento e coordenadores de curso. Não há necessidade de inscrição prévia.
Sobre o Ação Docente
O programa Ação Docente, realizado pela ProGrad, visa implementar a Política Institucional de Formação Continuada de Docentes da UFSCar. Seu objetivo geral é fomentar, apoiar e articular projetos e ações em formação continuada de professores universitários. Para tanto, sua missão se divide em três eixos: (1) Diante dos desafios encontrados nos dias atuais na universidade, contribuir com reflexões sobre as práticas pedagógicas dos e das docentes; (2) Auxiliar o professor ou professora em problemas reais de sua prática docente; (3) Fortalecer as identidades profissionais docentes dos professores e professoras universitários.
De acordo com Galizia, a ideia é estimular uma transformação das práticas docentes tradicionais que ainda prevalecem no Ensino Superior e que são baseadas apenas na transmissão de conhecimento. "Na realidade atual, o papel do professor precisa mudar e o do aluno também, este último ficando mais ativo no processo de aprendizagem. E o Ação Docente quer contribuir com isso, atualizando e qualificando ainda mais o ensino de graduação na UFSCar", conclui ele.
Além dos "Diálogos com a Graduação", o Ação Docente também está promovendo o curso "Desenvolvimento Docente em Estratégias de Aprendizagem Ativa e Avaliação", que tem como objetivo propor, planejar e realizar vivências em estratégias de aprendizagem ativa e modelos de avaliação, na perspectiva da consolidação do currículo baseado em competências nos cursos de graduação. A carga horária total do curso é 80 horas, distribuídas em quatro módulos de 20 horas cada, com encontros presenciais (um encontro por módulo, em que haverá a vivência de estratégias de aprendizagem ativa) a serem realizados no Campus São Carlos e atividades online via ambiente virtual. As inscrições estarão abertas entre 29 de julho e 5 de agosto, neste formulário.
Mais informações em www.acaodocente.ufscar.br.
Essa edição será realizada nos campi em São Carlos e Sorocaba e terá como tema "Curricularização da Extensão: Como fazer?". Durante os debates, com docentes da UFSCar e de outras universidades, os convidados trarão exemplos concretos da inserção curricular da extensão em suas instituições, enquanto os professores da casa irão detalhar a regulamentação da UFSCar, com foco nas possibilidades concretas de inserção curricular da extensão nas diferentes disciplinas.
No Campus São Carlos, a mesa será no dia 30/7, às 14 horas, no Auditório do NAP/CECH e contará com a participação da professora Natália Búrigo Severino, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e da Coordenadoria de Cursos de Extensão da UFSCar, e da professora Ana Maria Santos Gouw, da Unifesp.
Já no Campus Sorocaba, o encontro acontece no dia 31/7, também às 14 horas, no Auditório do CCGT, com a participação do professor Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, e da professora Fernanda Graziella Cardoso, da UFABC.
"A UFSCar ainda irá iniciar o processo de inserção curricular das atividades de extensão universitária nos cursos de graduação e muitos professores estão com dúvidas de que forma podem fazer isso em suas disciplinas. A ideia, portanto, é trazer exemplos concretos de outras instituições, de forma a contribuir com ideias e práticas que já funcionaram em outros lugares", destaca o professor Fernando Galizia, do DAC e da Coordenadoria de Articulação para Formação Docente Universitária da ProGrad e responsável pelo Ação Docente.
Os eventos são abertos ao público interessado, mas voltados especialmente a professores, chefes de departamento e coordenadores de curso. Não há necessidade de inscrição prévia.
Sobre o Ação Docente
O programa Ação Docente, realizado pela ProGrad, visa implementar a Política Institucional de Formação Continuada de Docentes da UFSCar. Seu objetivo geral é fomentar, apoiar e articular projetos e ações em formação continuada de professores universitários. Para tanto, sua missão se divide em três eixos: (1) Diante dos desafios encontrados nos dias atuais na universidade, contribuir com reflexões sobre as práticas pedagógicas dos e das docentes; (2) Auxiliar o professor ou professora em problemas reais de sua prática docente; (3) Fortalecer as identidades profissionais docentes dos professores e professoras universitários.
De acordo com Galizia, a ideia é estimular uma transformação das práticas docentes tradicionais que ainda prevalecem no Ensino Superior e que são baseadas apenas na transmissão de conhecimento. "Na realidade atual, o papel do professor precisa mudar e o do aluno também, este último ficando mais ativo no processo de aprendizagem. E o Ação Docente quer contribuir com isso, atualizando e qualificando ainda mais o ensino de graduação na UFSCar", conclui ele.
Além dos "Diálogos com a Graduação", o Ação Docente também está promovendo o curso "Desenvolvimento Docente em Estratégias de Aprendizagem Ativa e Avaliação", que tem como objetivo propor, planejar e realizar vivências em estratégias de aprendizagem ativa e modelos de avaliação, na perspectiva da consolidação do currículo baseado em competências nos cursos de graduação. A carga horária total do curso é 80 horas, distribuídas em quatro módulos de 20 horas cada, com encontros presenciais (um encontro por módulo, em que haverá a vivência de estratégias de aprendizagem ativa) a serem realizados no Campus São Carlos e atividades online via ambiente virtual. As inscrições estarão abertas entre 29 de julho e 5 de agosto, neste formulário.
Mais informações em www.acaodocente.ufscar.br.