Notícia
Analice Gaspar Garcia
- Publicado em
23-09-2024
09:00
"Graduação 10!": UFSCar lança programa para dinamizar a formação
Promover o desenvolvimento dos cursos e outros processos relacionados ao ensino de graduação na UFSCar, a partir dos eixos de promoção do ingresso, permanência acadêmica, acompanhamento de egressos e inovação no ensino é a desafiadora proposta do programa "Graduação 10!", lançado oficialmente no dia 11 de setembro, na programação do "UFSCar na Área!", conjunto de atividades organizadas pelo Instituto da Cultura Científica (ICC) no Campus Sorocaba.
O programa "Graduação 10!" é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), em parceria com a Reitoria, pró-reitorias de Extensão (ProEx) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), ICC e direções dos centros acadêmicos da UFSCar. O programa é financiado com recursos da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI/UFSCar), no montante de R$ 1 milhão, e de emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, destinada pela deputada estadual Thainara Faria (PT - SP).
A cerimônia de lançamento contou com a presença da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; do Pró-Reitor de Graduação, Daniel Leiva; de Thainara Faria, outros gestores da UFSCar e a equipe da ProGrad, além de outras pessoas interessadas. Também estiveram presentes a pró-reitora de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernanda Graziella Cardoso, e a pró-reitora adjunta de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Maria Liduína de Oliveira e Silva.
A Reitora destacou a liderança da UFSCar nesse processo de aprimoramento do ensino de graduação a fim de atrair a juventude para a universidade pública e de excelência, que evidencia como a Universidade está atenta e convergente com as pautas nacionais no que diz respeito à Educação Superior.
A iniciativa abrange 10 projetos, propostos pelos oito centros acadêmicos dos quatro campi da UFSCar, além da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM/ProACE) e do ICC. As propostas do "Graduação 10!" têm início neste mês de setembro de 2024, com objetivo de gerar impactos positivos tanto para os atuais estudantes quanto para os egressos da graduação, fomentando debates sobre modelos inspiradores de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem e gestão de cursos.
"Desde o início da nossa gestão temos trabalhado pela atualização e modernização dos cursos a fim de fortalecer o nosso ensino de graduação. A partir de um trabalho colaborativo entre a equipe da ProGrad e demais unidades envolvidas, idealizamos e lançamos agora o Graduação 10! com 10 projetos que começam a ser implementados nos quatro campi que irão promover ações voltadas para o apoio aos estudantes visando seu sucesso durante sua trajetória acadêmica", disse Daniel Leiva, no lançamento.
Durante o evento, as pessoas responsáveis pela coordenação dos projetos contaram um pouco das suas propostas e do público a ser atingido. A expectativa é que mais de 70 mil pessoas, entre estudantes de Ensino Médio e comunidade universitária, sejam beneficiadas.
Conheça cada um dos 10 projetos a seguir, a partir de seus resumos:
1. Fortalecimento dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Coordenação: André Cordeiro Alves dos Santos
O projeto pretende através de três ações extensionistas minimizar alguns problemas identificados pelos docentes, discentes e técnicos-administrativos ligados aos cursos de graduação do CCHB, como ampliar o acesso dos jovens à Universidade, aprimorar a leitura e escrita dos discentes e capacitar os docentes. Para isso, vai realizar o ?UFSCar Vai à Escola?, que consiste na divulgação da Universidade nas escolas de Ensino Médio público de Sorocaba e região; implementar a atividade Clube de Leitura e produção de textos, que vai resultar na produção de um fanzine; e promover encontros com docentes sobre os desafios da educação especial na Universidade, a partir da troca de experiências com colegas de outras instituições.
2. Inovação e integração acadêmica da graduação do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Coordenadora: Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch
O projeto busca fomentar a graduação com ações que de alguma forma promovam a inovação nos cursos do CCGT a partir da divulgação dos cursos de graduação do CCGT nas escolas de Ensino Médio de Sorocaba e região, e da promoção da permanência estudantil e do desenvolvimento de atividades de extensão, ensino e pesquisa de forma indissociável.
3. Entendendo os ODSs para a construção de Cidades Inteligentes Sustentáveis: o caso do município de Araras
Coordenadora: Kayna Agostini
Esta atividade de extensão tem como objetivo promover a integração dos cursos de graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar para entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e verificar a possível implementação destes objetivos para viabilizar a construção de uma Cidade Inteligente Sustentável, baseada em soluções inovadoras. Os alunos de graduação terão a oportunidade de conhecer as legislações que podem impactar o desenvolvimento de uma Cidade Inteligente Sustentável, conhecerão melhor os documentos norteadores elaborados por plataformas globais da ONU (como IPCC e IPBES) e terão contato com tecnologias inovadoras que promovem a sustentabilidade de ambientes urbanos.
4. Fortalecimento da Graduação do CCTS/UFSCar: incentivos ao acesso e à permanência estudantil
Coordenadora: Ana Lucia Brandi
A atividade busca o fortalecimento das conexões entre os cursos de graduação do Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS) e a sociedade, a partir de visitas às escolas de Ensino Médio e cursinhos de Sorocaba e região, participação em feiras de profissões e da Universidade Aberta da UFSCar; do apoio à realização das semanas dos cursos e do aprimoramento dos espaços de permanência no CCTS, seja para estudos seja para vivência e melhorar a divulgação de atividades acadêmicas e oportunidades de bolsas e estágios para estudantes da UFSCar. O projeto também atuará na promoção de atividades, como palestras, minicursos e oficinas, para abordar temas de interesse dos docentes, como metodologias ativas, inteligência artificial e extensionismo na graduação.
5. UFSCar + Escola: Fortalecimento das conexões entre Educação Superior (Graduação) e Ensino Básico
Coordenadora: Mariana Pezzo
O projeto tem foco na promoção do ingresso na graduação, por meio da estruturação de ações de aproximação entre a Universidade e os demais níveis de ensino. Especificamente, o projeto resultará em um "Cardápio do Conhecimento", plataforma para visibilidade de atividades de divulgação e promoção da cultura científica a serem ofertadas, na realização da atividade "Você na UFSCar", de recebimento das escolas nos campi; na realização da atividade "UFSCar na Área", de ida a escolas ou outros espaços; e no incremento de ações de divulgação dos cursos de graduação da UFSCar e seus processos seletivos.
6. Oficinas Metodológicas em Ciências Humanas
Coordenador: Adelcio Camilo Machado
O projeto vai oferecer oficinas de metodologia de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, para que sejam um espaço para aprofundar os conhecimentos em torno de diferentes metodologias de pesquisa, bem como auxiliar na construção de projetos de pesquisa. As ações do projeto irão se desdobrar em duas principais frentes. Uma delas terá como público-alvo principal estudantes de graduação dos diversos cursos das áreas de Humanidades do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), visando a submissão de projetos para editais de Iniciação Científica ou para Programas de Pós-Graduação. Em outra frente, serão realizadas oficinas com estudantes do Ensino Médio, visando fazer uma apresentação introdutória à Pesquisa em Ciências Humanas, apresentar o Programa PIBIC-Ensino Médio e estimular sua participação no mesmo.
7. "Formar sem pirar": Inovação curricular em saúde mental na "Graduação 10!"
Coordenadora: Sabrina Helena Ferigato
Preocupados em induzir e fomentar práticas acadêmicas implicadas com a inovação curricular e com a afirmação de uma universidade promotora de saúde mental, apresentamos o "Formar sem pirar", que visa promover a saúde mental na graduação a partir do desenvolvimento de práticas inovadoras com potencial de qualificar as relações de trabalho e de ensino-aprendizagem presentes no contexto universitário.
8. Projeto Lagoa do Sino Além das Porteiras
Coordenador: Flavio Gabriel Bianchini
O projeto tem a proposta de criação de Embaixadores do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e dos cursos nas escolas da região, com ênfase na região imediata (Buri, Campina do Monte Alegre e Angatuba), mas também extrapolando para outras cidades do território Lagoa do Sino.
9. Interprofissionalidade para uma nova formação
Coordenadora: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva
A proposta apresentada visa construir caminhos para inovação na graduação por meio da interprofissionalidade. Assim, contempla os eixos da promoção e da permanência acadêmica, a partir da promoção de espaços críticos para incorporação da prática da interprofissionalidade nas ações formativas junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e preceptores/demais parceiros intersetoriais do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS). As atividades serão realizadas por meio de oficinas, discussões e construções coletivas de componentes curriculares voltados à interprofissionalidade.
10. Projeto de inovação no ensino de graduação no CCET
Coordenador: Helder Vinicius Avanco Galeti
A atividade proposta apresenta um projeto de caráter piloto, a ser executado pelo Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), para a realização de atividades acadêmicas e de gestão acadêmica voltadas ao ensino de graduação, de caráter integrador entre todos os cursos do Centro e extensionista para a realização de atividades curriculares extensionistas.
O programa "Graduação 10!" é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), em parceria com a Reitoria, pró-reitorias de Extensão (ProEx) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), ICC e direções dos centros acadêmicos da UFSCar. O programa é financiado com recursos da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI/UFSCar), no montante de R$ 1 milhão, e de emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, destinada pela deputada estadual Thainara Faria (PT - SP).
A cerimônia de lançamento contou com a presença da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; do Pró-Reitor de Graduação, Daniel Leiva; de Thainara Faria, outros gestores da UFSCar e a equipe da ProGrad, além de outras pessoas interessadas. Também estiveram presentes a pró-reitora de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernanda Graziella Cardoso, e a pró-reitora adjunta de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Maria Liduína de Oliveira e Silva.
A Reitora destacou a liderança da UFSCar nesse processo de aprimoramento do ensino de graduação a fim de atrair a juventude para a universidade pública e de excelência, que evidencia como a Universidade está atenta e convergente com as pautas nacionais no que diz respeito à Educação Superior.
A iniciativa abrange 10 projetos, propostos pelos oito centros acadêmicos dos quatro campi da UFSCar, além da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM/ProACE) e do ICC. As propostas do "Graduação 10!" têm início neste mês de setembro de 2024, com objetivo de gerar impactos positivos tanto para os atuais estudantes quanto para os egressos da graduação, fomentando debates sobre modelos inspiradores de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem e gestão de cursos.
"Desde o início da nossa gestão temos trabalhado pela atualização e modernização dos cursos a fim de fortalecer o nosso ensino de graduação. A partir de um trabalho colaborativo entre a equipe da ProGrad e demais unidades envolvidas, idealizamos e lançamos agora o Graduação 10! com 10 projetos que começam a ser implementados nos quatro campi que irão promover ações voltadas para o apoio aos estudantes visando seu sucesso durante sua trajetória acadêmica", disse Daniel Leiva, no lançamento.
Durante o evento, as pessoas responsáveis pela coordenação dos projetos contaram um pouco das suas propostas e do público a ser atingido. A expectativa é que mais de 70 mil pessoas, entre estudantes de Ensino Médio e comunidade universitária, sejam beneficiadas.
Conheça cada um dos 10 projetos a seguir, a partir de seus resumos:
1. Fortalecimento dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Coordenação: André Cordeiro Alves dos Santos
O projeto pretende através de três ações extensionistas minimizar alguns problemas identificados pelos docentes, discentes e técnicos-administrativos ligados aos cursos de graduação do CCHB, como ampliar o acesso dos jovens à Universidade, aprimorar a leitura e escrita dos discentes e capacitar os docentes. Para isso, vai realizar o ?UFSCar Vai à Escola?, que consiste na divulgação da Universidade nas escolas de Ensino Médio público de Sorocaba e região; implementar a atividade Clube de Leitura e produção de textos, que vai resultar na produção de um fanzine; e promover encontros com docentes sobre os desafios da educação especial na Universidade, a partir da troca de experiências com colegas de outras instituições.
2. Inovação e integração acadêmica da graduação do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Coordenadora: Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch
O projeto busca fomentar a graduação com ações que de alguma forma promovam a inovação nos cursos do CCGT a partir da divulgação dos cursos de graduação do CCGT nas escolas de Ensino Médio de Sorocaba e região, e da promoção da permanência estudantil e do desenvolvimento de atividades de extensão, ensino e pesquisa de forma indissociável.
3. Entendendo os ODSs para a construção de Cidades Inteligentes Sustentáveis: o caso do município de Araras
Coordenadora: Kayna Agostini
Esta atividade de extensão tem como objetivo promover a integração dos cursos de graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar para entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e verificar a possível implementação destes objetivos para viabilizar a construção de uma Cidade Inteligente Sustentável, baseada em soluções inovadoras. Os alunos de graduação terão a oportunidade de conhecer as legislações que podem impactar o desenvolvimento de uma Cidade Inteligente Sustentável, conhecerão melhor os documentos norteadores elaborados por plataformas globais da ONU (como IPCC e IPBES) e terão contato com tecnologias inovadoras que promovem a sustentabilidade de ambientes urbanos.
4. Fortalecimento da Graduação do CCTS/UFSCar: incentivos ao acesso e à permanência estudantil
Coordenadora: Ana Lucia Brandi
A atividade busca o fortalecimento das conexões entre os cursos de graduação do Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS) e a sociedade, a partir de visitas às escolas de Ensino Médio e cursinhos de Sorocaba e região, participação em feiras de profissões e da Universidade Aberta da UFSCar; do apoio à realização das semanas dos cursos e do aprimoramento dos espaços de permanência no CCTS, seja para estudos seja para vivência e melhorar a divulgação de atividades acadêmicas e oportunidades de bolsas e estágios para estudantes da UFSCar. O projeto também atuará na promoção de atividades, como palestras, minicursos e oficinas, para abordar temas de interesse dos docentes, como metodologias ativas, inteligência artificial e extensionismo na graduação.
5. UFSCar + Escola: Fortalecimento das conexões entre Educação Superior (Graduação) e Ensino Básico
Coordenadora: Mariana Pezzo
O projeto tem foco na promoção do ingresso na graduação, por meio da estruturação de ações de aproximação entre a Universidade e os demais níveis de ensino. Especificamente, o projeto resultará em um "Cardápio do Conhecimento", plataforma para visibilidade de atividades de divulgação e promoção da cultura científica a serem ofertadas, na realização da atividade "Você na UFSCar", de recebimento das escolas nos campi; na realização da atividade "UFSCar na Área", de ida a escolas ou outros espaços; e no incremento de ações de divulgação dos cursos de graduação da UFSCar e seus processos seletivos.
6. Oficinas Metodológicas em Ciências Humanas
Coordenador: Adelcio Camilo Machado
O projeto vai oferecer oficinas de metodologia de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, para que sejam um espaço para aprofundar os conhecimentos em torno de diferentes metodologias de pesquisa, bem como auxiliar na construção de projetos de pesquisa. As ações do projeto irão se desdobrar em duas principais frentes. Uma delas terá como público-alvo principal estudantes de graduação dos diversos cursos das áreas de Humanidades do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), visando a submissão de projetos para editais de Iniciação Científica ou para Programas de Pós-Graduação. Em outra frente, serão realizadas oficinas com estudantes do Ensino Médio, visando fazer uma apresentação introdutória à Pesquisa em Ciências Humanas, apresentar o Programa PIBIC-Ensino Médio e estimular sua participação no mesmo.
7. "Formar sem pirar": Inovação curricular em saúde mental na "Graduação 10!"
Coordenadora: Sabrina Helena Ferigato
Preocupados em induzir e fomentar práticas acadêmicas implicadas com a inovação curricular e com a afirmação de uma universidade promotora de saúde mental, apresentamos o "Formar sem pirar", que visa promover a saúde mental na graduação a partir do desenvolvimento de práticas inovadoras com potencial de qualificar as relações de trabalho e de ensino-aprendizagem presentes no contexto universitário.
8. Projeto Lagoa do Sino Além das Porteiras
Coordenador: Flavio Gabriel Bianchini
O projeto tem a proposta de criação de Embaixadores do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e dos cursos nas escolas da região, com ênfase na região imediata (Buri, Campina do Monte Alegre e Angatuba), mas também extrapolando para outras cidades do território Lagoa do Sino.
9. Interprofissionalidade para uma nova formação
Coordenadora: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva
A proposta apresentada visa construir caminhos para inovação na graduação por meio da interprofissionalidade. Assim, contempla os eixos da promoção e da permanência acadêmica, a partir da promoção de espaços críticos para incorporação da prática da interprofissionalidade nas ações formativas junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e preceptores/demais parceiros intersetoriais do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS). As atividades serão realizadas por meio de oficinas, discussões e construções coletivas de componentes curriculares voltados à interprofissionalidade.
10. Projeto de inovação no ensino de graduação no CCET
Coordenador: Helder Vinicius Avanco Galeti
A atividade proposta apresenta um projeto de caráter piloto, a ser executado pelo Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), para a realização de atividades acadêmicas e de gestão acadêmica voltadas ao ensino de graduação, de caráter integrador entre todos os cursos do Centro e extensionista para a realização de atividades curriculares extensionistas.