Notícia
Denise Britto
- Publicado em
26-03-2025
09:30
Estudo investiga uso de estratégias metacognitivas por universitários

Uma pesquisa na área da Psicologia da UFSCar está investigando a utilização de estratégias metacognitivas por estudantes do Ensino Superior e, para isso, está convidando universitários de todo o País para responderem a um questionário online.
"As estratégias metacognitivas são definidas como processos pelos quais um indivíduo é capaz de refletir sobre o seu desempenho em uma tarefa, adequando o seu comportamento de acordo com a sua própria avaliação. Essas estratégias costumam ser divididas em estratégias de planejamento, estratégias de monitoramento e estratégias de regulação", define Laura Andrelynne Durans Duarte, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e pesquisadora responsável pelo estudo. Segundo ela, investigar essas estratégias junto a estudantes universitários é importante para a compreensão dos fatores que afetam a eficácia da aprendizagem, "já que os estudantes costumam utilizar essas estratégias com bastante frequência, o que as tornam imprescindíveis para um bom desempenho acadêmico".
O trabalho, intitulado "Elaboração e evidências de validade de um instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas por universitários", tem orientação da professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fapesp.
Os participantes podem ser estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, de qualquer Instituição de Ensino Superior no Brasil, e ter entre 18 e 60 anos. Para participar, basta responder a um questionário online, disponível em https://bit.ly/4inBi8U. O tempo estimado de resposta é de 20 minutos. O sigilo dos dados é garantido. Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora pelo e-mail laura.durans@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 80168424.3.0000.5504).
"As estratégias metacognitivas são definidas como processos pelos quais um indivíduo é capaz de refletir sobre o seu desempenho em uma tarefa, adequando o seu comportamento de acordo com a sua própria avaliação. Essas estratégias costumam ser divididas em estratégias de planejamento, estratégias de monitoramento e estratégias de regulação", define Laura Andrelynne Durans Duarte, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e pesquisadora responsável pelo estudo. Segundo ela, investigar essas estratégias junto a estudantes universitários é importante para a compreensão dos fatores que afetam a eficácia da aprendizagem, "já que os estudantes costumam utilizar essas estratégias com bastante frequência, o que as tornam imprescindíveis para um bom desempenho acadêmico".
O trabalho, intitulado "Elaboração e evidências de validade de um instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas por universitários", tem orientação da professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fapesp.
Os participantes podem ser estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, de qualquer Instituição de Ensino Superior no Brasil, e ter entre 18 e 60 anos. Para participar, basta responder a um questionário online, disponível em https://bit.ly/4inBi8U. O tempo estimado de resposta é de 20 minutos. O sigilo dos dados é garantido. Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora pelo e-mail laura.durans@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 80168424.3.0000.5504).